terça-feira, 16 de novembro de 2010

História dos anúncios da Absolut Vodka

Quem já não ouviu slogans que se iniciam da mesma forma «Absolut...», mas cuja terminação difere de acordo com o tipo de campanha que pretende promover? É este o mundo de Absolut, uma marca de vodka originária de um país sem antecedentes na fabricação desta bebida.

A história da Absolut Vodka remonta a 1879, ano em que o empresário sueco Lars Olsson Smith decide revolucionar o processo de fabricação de vodka, utilizando uma técnica de destilação contínua em que a vodka é destilada mais de cem vezes. A este processo chama-se retificação e à vodka obtida a partir do mesmo decidiu designar de «Absolut Rent Branvin» (Absolut Pure Vodka).

A partir da pequena cidade sueca de Ahus, esta nova vodka abriu asas para o mundo, iniciando a sua escalada em Estocolmo onde começou por ser vendida a um preço inferior das marcas conhecidas de então. Só passados cem anos desde o seu aparecimento foi exportada pela primeira vez para os Estados Unidos da América, ou seja, em 1979.

Em 1985 conseguiu alcançar a liderança do mercado de vodka nos Estados Unidos da América e em 1986 decide apostar no lançamento de vodka com sabores, contando já com doze sabores diferentes, uma vez que em 2010 foi lançado o Absolut Berri Açaí.



Mas o sucesso da marca Absolut reside igualmente no formato característico da sua garrafa de pescoço curto e sem rótulos. É transparente, tem o nome inscrito como uma tatuagem, está adornada com um medalhão com a foto de Lars Olsson Smith e possui um texto impresso no vidro.

Inspirada numa garrafa medicinal do século XVIII encontrada num antiquário, a garrafa de Absolut começou a ter edições especiais a partir de 2006, aquando das comemorações do final de ano com a Absolut Bling-Bling, de cor dourada em alusão ao ouro e jóias, sendo um sucesso com mais de 1,6 milhões de garrafas vendidas.
Seguiram-se as edições Absolut Disco (2007) alusiva à dance music, em 2008 a Absolut Masquerade sob o tema «Every night is a masquerade» e em 2009 a Absolut Rock Edition como tributo ao rock and roll.


No entanto, o facto do nome Absolut ser reconhecido mundialmente deve-se à longa campanha publicitária «Absolut Perfection» iniciada por volta de 1980 pela agência TBWA e que engloba já mais de mil e quinhentos anúncios sempre baseados no formato característico da garrafa.

Nos anúncios a protagonista é a garrafa, apenas variando os elementos que figuram em seu redor, assim como a frase curta e concisa que a acompanha e que permite uma percepção imediata da mensagem. Este é um conceito que está continuamente a ser reinventado, mantendo sempre o mesmo fio condutor.



Fonte: ObviousMag

2 comentários:

  1. As propagandas da Absolut são demais né? e as garrafas também, cada vez mais lindas ... adoro as criações deles...
    muito legal esse post ... gostei.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas eles sempre estao lançando algo novo e muito criativo Absolut esta de parabens!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário